Uma obra sobre a hesitação
Antes de pegar nos pincéis, eu costumo escrever... Naquele dia eu tive medo do cinismo, não queria morrer como o Esteves sem metafísica. Tabacaria não é um poema que nós queremos nos identificar, mas como um artista excepcional, Fernando Pessoa nos mostra a realidade sofrida de uma pessoa sem propósitos. Alguém que passou a vida hesitando e agora sofre a dor de se ver alienado da própria existência. E quem é que nunca se viu arrependido e estagnado?
Eu tinha por volta dos meus 19 anos quando li Tabacaria pela primeira vez, mas assim como em qualquer obra, quanto mais repertório de vida nós temos, mais conseguimos extrair algo dali. É evidente que com aquela idade eu não consegui sentir o peso de algumas palavras, mas agora, 10 anos depois, após reler inúmeras vezes essa obra prima, eu consegui sentir tudo.
E pesou demais...

Essa é a primeira etapa do processo de pintura. Eu queimo a tela com uma camada fina de tinta diluída e faço o esboço com a própria tinta.
Bem, havia algo de muito errado em tamanha identificação com esse poema (e esse foi um dos motivos que me fez procurar terapia logo após fazer essa arte). Mas, uma das maravilhas de ser artista é que, assim que tomamos consciência de um sentimento e nos afastamos dele, estamos aptos a descrevê-lo - como nos ensina T.S. Eliot: "quanto mais perfeito for o artista, mais inteiramente separado estará nele o homem que sofre e a mente que cria; e com maior perfeição saberá a mente digerir e transfigurar as paixões que lhe servem de matéria-prima."
E por esse motivo, por ter conseguido transfigurar esse sentimento incômodo de hesitação diante da vida, eu recebi inúmeras mensagens de pessoas que foram atravessadas por essa obra. Essa, assim como todas as minhas obras, é um lembrete. E nele está escrito:
"O mundo é para quem nasce para o conquistar e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão."
A obra original ainda não está disponível para venda, mas eu disponibilizei impressões Fine Art com altíssima qualidade, para que você tenha esse lembrete em casa. Clique aqui para ver mais

